domingo, 17 de abril de 2011

Resenha Livre


Os assuntos estudados nessa unidade abordam a Informática na arte-educação, onde postagem e análise de uma imagem produzida por você que reflita imageticamente os assuntos da unidade; bem como pensar e planejar propostas didáticas de seu uso para potencializar o ensino das artes.
Falar sobre Arte, educação e tecnologia em processo que evidenciam uma imbricação impossível de dissociação, considerando o âmbito em que pensamos estes campos, a ponta para uma moldura conceitual que considera novos paradigmas, dentre os quais os focos neste texto são as questões relativas à interface e acoplamentos relacionados, à interatividade, à transdisciplinaridade, à multiplicidade, entre outros que constituem a gama do universo das mídias digitais.
Uma vez que entendemos os processos desenvolvidos na criação em arte/educação como o movimento gerador de percursos que poderiam engendrar o estabelecimento do sentido no sujeito.
A chegada das tecnologias de informação e comunicação na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos aspectos e a os tempos de uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano escolar. Para entendê-los e superá-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógicas que nela se realizam, de seu corpo docente e discente de sua comunidade interna e externa.
No processo de incorporação das tecnologias na educação, aprende-se lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo.
Para concluir, citarei  Lévy (1993),
As tecnologias se transformam em tecnologia da inteligência ao se construírem enquanto ferramentas que auxiliam e configuram o pensamento, tendo nele, portanto, um papel constitutivo. Elas tornam-se metáforas servindo como instrumentos do raciocínio, que ampliam e transformam as maneiras de pensar. Para Lévy, as tecnologias agem na cognição de duas formas: transformam a configuração da rede social de significação, cimentando novos agenciamentos, possibilitando novas pautas interativas de representação de leitura do mundo; permitem construções novas, constituindo-se em fonte de metáforas e analogias.

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